Recents in Beach

Vídeos mostram Hospital sem energia elétrica há 12h e crianças prejudicadas em Teresina

 


Dois pai e uma mãe procuraram a equipe de reportagem RP50 para relatar que o Hospital do Parque Piauí, situado na avenida Marechal Rondon, imediações do mercado público, zona Sul de Teresina, está há pelo menos 12h sem o fornecimento de energia elétrica.

Duas crianças que faziam uso de respirador, precisaram ser socorridas pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) e foram transferidas para outros hospitais, devido a falta de energia. Os pais das crianças relataram que o aparelho possuía autonomia de duas horas de bateria, que quando faltou energia, acionaram a equipe do SAMU, que demorou cerca de 2h para ir buscar as pacientes.

Foto mostra extensão conectada à residência em frente ao hospital

Dessa forma, eles tomaram a atitude de conseguir uma extensão e ligar o respirador na residência de uma pessoa que mora em frente ao hospital, enquanto a ambulância não chegava. "As duas crianças, uma de seis anos foi levada para o Hospital do Promorar, e outra de dois anos foi transferida para o HUT, porque o gerador [de energia] daqui não funciona, elas eram a de estado mais grave do hospital e foram transferidas depois de mais ou menos duas horas e meia", disse a autônoma de 33 anos, Márcia Ferreira Gomes.

Ela é mãe de Brunno Ferreira, criança autista que está internado há três dias no hospital. Ela relata que desde que seu filho deu entrada na unidade médica, que presencia diversas oscilações na energia elétrica do local. "A energia falta e volta e nunca tomaram uma providência", conta.

"Quero que você coloque essa observação de que os profissionais do hospital tentaram dar um suporte pra gente, mas não conseguiram, essas crianças só não faleceram porque os pais tomaram atitude bem rápida", relatou.

Ascom

A equipe de reportagem buscou contato com a assessoria de comunicação da Fundação Municipal de Saúde e com a empresa de energia Equatorial, porém, até a publicação desta reportagem, não houve retorno de nenhuma. O espaço está aberto a quaisquer esclarecimentos.

Veja abaixo os vídeos com relatos dos pais e mães:

 

Atualizada às 13h23

A assessoria de comunicação da Equatorial retornou o contato da equipe de reportagem por volta das 13h20 e informou que o fornecimento da energia foi restabelecido no hospital às 12h45, após deslocamento de uma equipe até a unidade hospitalar. A ascom também informou que não havia recebido chamado algum do hospital nem ontem, nem hoje e que só soube do caso através desta reportagem.

Nota de Esclarecimento

A Equatorial Piauí informa que não houve  nenhuma reclamação registrada nos canais oficiais da distribuidora nesta sexta (3) ou sábado (4), sobre falta de energia no Hospital Municipal do Parque Piauí, zona Sul da Capital. Após tomar conhecimento do fato, pela imprensa e redes sociais, a distribuidora enviou equipes em caráter emergencial ao local para identificar as possíveis causas da ocorrência individual afetando a unidade e se havia alguma providência que necessitasse de suporte da empresa.

No hospital, foi constatado defeito interno nas instalações do quadro de reversão, que alimenta o gerador da unidade. Logo após o retorno das equipes quanto ao problema verificado, a Direção do Hospital foi acionada pelo Centro de Operações Integrado da Equatorial, e informou à empresa que já estava ciente da necessidade dos ajustes internos. Após a normalização do defeito pelos técnicos do hospital, o fornecimento de energia foi restabelecido às 12h45.


Copyright © 2020/2021

Proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização, 

o que pode ocasionar processos legais. Todos os direitos reservados.

Enviar um comentário

0 Comentários