Recents in Beach

EXPOAPI: cavalos se assustam com queima de fogos e são atropelados na BR 343

 


Uma atração musical fez uso de pirotecnia com fogos de artifício durante sua apresentação na 70º Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi), causando reação e estresse em pelo menos seis cavalos que estavam no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde. Os animais correram em direção à BR 343, onde foram atropelados. O caso aconteceu na noite desta quarta-feira (08.12), por volta das 21h35.

Até o momento, a equipe RP50 conseguiu confirmar a morte de um dos animais. Outro cavalo, gravemente ferido, passou por cirurgia e não corre risco de morte. Os demais, que se soltaram, já foram encontrados e levados de volta ao parque.

Policiais Rodoviários Federais que estiveram no local de um dos acidentes, verificaram que um veículo GM/Celta estava se deslocando na faixa de trânsito da esquerda da rodovia federal, no sentido Teresina/Altos e, ao passar em frente ao Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, onde está sendo realizado o evento EXPOAPI, o carro colidiu com um Cavalo, que atravessava a pista naquele momento. 

"O animal atropelado não permaneceu imobilizado no local da colisão, mas seguiu em disparada, com outros cinco cavalos, no sentido da cidade de Teresina. Momentos após o fato, outros dois acidentes, somente com danos materiais, ocorreram em virtude da presença dos animais na pista", esclareceu a PRF-PI. 

Em nota, a SEAGRO se manifestou e informou ter tomado providências necessárias às pessoas e animais envolvidos nesse caso.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A SECRETARIA ESTADUAL DO AGRONEGOCIO E EMPREENDEDORISMO RURAL, APCZ - ASSOCIAÇÃO PIAUIENSE DE CRIADORES DE ZEBU e a ASSOCIAÇÃO DE VAQUEJADA DO PIAUI, como gestores e fiscalizadores da70ª EXPOAPI, vêm a público esclarecer o ocorrido na noite do dia oito de dezembro, onde a produção de um dos artistas que se apresentava durante o evento ao se utilizar de efeitos especiais e pirotécnicos, assustou alguns cavalos que estavam na área interna do parque que acabaram fugindo das redomas e ocasionaram um acidente com carros que trafegavam na BR 343.

É de suma importância esclarecer que a EXPOAPI se trata de um evento que tem o apoio do Governo do Estado do Piauí e incorre em estrita observância e obediência a Lei de nº 7.643 de 26 de novembro, que proíbe o manuseio, utilização, queima e soltura de fogos de estampidos e de artifícios que possuem efeito sonoro ruidoso no Piauí.

Por tal motivo, é de se salientar que a queima de fogos não foi realizada pela organização do evento, que sempre cumpriu com o seu papel de forma íntegra e contumaz, tomando todos os cuidados e medidas necessárias para que a segurança seja priorizada em total observância a lei.

Ainda que o infortúnio não tenha sido causado pelos organizadores, todas as providências foram imediatamente adotadas para dar assistência as pessoas e animais envolvidos nessa fatalidade.

Reiteramos nosso compromisso com a máxima transparência e responsabilidade em realizar esse evento que valoriza o agronegócio e movimenta nossa economia e tem sido marca dessa gestão desde o seu início, bem como nos colocamos a disposição para prestar quaisquer esclarecimentos acerca desse assunto.

ATENCIOSAMENTE,

SECRETARIA DO AGRONEGÓCIO

APCZ - ASSOCIAÇÃO PIAUIENSE DE CRIADORES DE ZEBU




Enviar um comentário

0 Comentários