Recents in Beach

Em áudio exclusivo, detento conta que estão bebendo "água preta" na Cadeia de Altos

 

Cadeia Pública de Altos - Reprodução

A redação do Portal Repórter Ponto 50 publica com EXCLUSIVIDADE áudio em que Marcos Vitor, ex-detento da Cadeia Pública de Altos (CPA), relata que os presos daquela unidade prisional estão sendo abastecidos com água imprópria para o consumo humano. O áudio foi enviado à reportagem na tarde desta quinta-feira (22).

Confira a seguir descrição de um trecho do áudio:

"Meu nome é Marcos Vitor, saí hoje pelo meio dia do presídio CPA,  pavilhão C, queria passar pra falar pra vocês que todos os presos do pavilhão C estão se comunicando para poder falar com os familiares para fazer um mutirão junto aos Direitos Humanos porque tiraram a água mineral do pavilhão e estão deixando os presos beber em torneira e a água tá saindo preta, às vezes marrom, cor de barro, a maioria vem suja. Ano passado teve um acontecido em que morreram alguns presos por conta dessa água e parece que tá acontecendo de novo porque tem muito preso dando diarreia, escarrando sangue, outros inchando a perna, braço, nascendo bolha nos dentes, nas bochechas, na gengiva. Como hoje eu saí tenho essa oportunidade de falar para vocês", relata.

O áudio foi enviado a um grupo de familiares de apenados. Informações apontam que no pavilhão C estariam presos faccionados ligados ao Bonde dos 40.

OUÇA O ÁUDIO:


OAB Piauí acionará autoridades competentes

Nessa quarta-feira (21), as Comissões de Direitos Humanos e de Defesa das Prerrogativas dos Advogados estiveram reunidas debatendo sobre denúncias de maus-tratos aos detentos da Cadeia Pública de Altos. Isso porque, nos últimos dias, a OAB Piauí tem recebido denúncias sobre a violação dos Direitos Humanos dos detentos, como a qualidade da água, imprópria para o consumo, além de atos que configuram tortura aos presos.

Para a Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Conceição Carcará, tal problemática já é reincidente nos presídios do Estado. “Inúmeras vezes tomamos conhecimento dessa triste realidade que aflige as penitenciárias do Piauí. É certo que continuaremos fiscalizando essas situações nas quais há a violação dos Direitos Humanos, sempre atuando no sentido de tomar as providências adequadas e cobrar das autoridades competentes”, destacou.

Segundo o Presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas dos Advogados, Marcus Nogueira, a OAB Piauí, por meio das Comissões, irá tomar as medidas cabíveis. “Após tomar conhecimento de todos esses relatos, vamos enviar uma denúncia formal ao Juiz das Execuções Penais, Vidal de Freitas, e ao Ministério Público. Além disso, providenciaremos um boletim de ocorrências, junto à Delegacia de Direitos, e solicitaremos que a Vigilância Sanitária ateste a qualidade da água”, explanou.

“Na reunião, destacamos a importância das ações, mesmo em tempos tão difíceis, a fim de repudiar atos de tortura e maus-tratos. Também destacamos a importância na proteção das prerrogativas dos Advogados(as) para viabilizar o exercício profissional, a qualidade da prestação dos serviços e a proteção dos jurisdicionados”, ressaltou a Vice-Presidente da CDH, Olivia Brandão.

Também presentes na reunião, os integrantes das Comissões, Angélica Coelho, Yuri Cavalcante, Abelardo Prado, bem como a consultora psicossocial da CDH, Maria do Carmo, que externaram a importância da missão institucional da OAB Piauí em combater tais atitudes que violam os Direitos Humanos.

6 mortes em 2020

Pelo menos 48 detentos adoeceram vítimas de infecções na Cadeia Pública de Altos no ano de 2020, seis deles morreram em intervalo de 13 dias. 

Notícias relacionadas:

URGENTE: laudo aponta que 48 detentos do Piauí podem ter sido infectados ao beber água com urina e fezes de rato

Morre o sexto detento da Cadeia de Altos nesta quinta-feira (28); 6 mortes em 13 dias

Presos da Cadeia de Altos continuam banhando com água que já matou 5 deles

Detento da Cadeia Pública de Altos morre no HUT com pneumonia e insuficiência renal

1º mão: vídeo mostra presos chegando em cadeira de rodas em hospital de Teresina

1º MÃO: Dois detentos passam mal e morrem em presídios do Piauí

Preso da Cadeia de Altos internado com suspeita de leptospirose foge pelo banheiro HGV

Familiares protestam e rezam em frente ao Fórum Criminal pela morte dos 5 presos da Cadeia de Altos

Morre no HUT segundo preso da Cadeia Pública de Altos com suspeita de infecção


Enviar um comentário

1 Comentários

  1. Estão bebendo é coca-cola na cadeia e café, ja vi que tem mordomia demais mesmo viu. Acorda, Brasil.

    ResponderEliminar