Recents in Beach

Sete pessoas são presas por envolvimento com facção, lavagem de dinheiro e morte de corretor em Teresina

 


Sete pessoas, cujos nomes não foram revelados, foram presas nas primeiras horas da manhã de hoje (01), através de um esforço conjunto entre a Polícia Civil do Estado do Piauí e o Ministério Público do Estado do Piauí, por meio do Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoas – DHPP e Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado – GAECO.

A operação foi denominada “CODINOME 40”, cuja atuação inicial se deu em repressão ao homicídio ocorrido no dia 02 de dezembro de 2020, no qual fora vítima a pessoa de Francisco Ismael Rodrigues Soares.

“A investigação conjunta identificou que o corretor Francisco Ismael operava na lavagem de dinheiro tentando tornar da natureza de ilicitude o dinheiro que era decorrente do tráfico de drogas e outras fontes ilícitas. Em determinado momento, houve uma diferença, podemos dizer, na prestação de contas. Por isso, a questão do homicídio. Então, nós passamos a investigar a questão da lavagem de dinheiro, que era tornar o dinheiro de origem ilícita em dinheiro lícito.", contou o promotor José William Luz.

O nome “CODINOME 40” faz referência ao nome da Organização Criminosa intitulada Bonde dos 40, dedicada à prática dos mais diversos crimes dentre os quais a lavagem de capitais, tráfico de entorpecentes e homicídios, com destaque para o que vitimou o corretor na Avenida Barão de Gurgueia, zona sul de Teresina.

Dos sete presos, três têm envolvimento direto com a morte de Ismael, outros três são relacionados a lavagem de dinheiro. 14 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em locadoras, corretoras e operadoras financeiras nas cidades de Teresina, Altos, Parnaíba e Timon, todas ligadas a Ismael.

Para Débora Aguiar, coordenadora do GAECO, a operação tem “ o objetivo de identificar e prender integrantes de organização criminosa que atua nos estados do Maranhão e Piauí, responsável por inúmeros homicídios”.

A operação contou com a cooperação das equipes da Policia Rodoviária Federal, DICAP – Divisão de Capturas, DEPRE – Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes, POLINTER – Polícia Interestadual, GRECO – Grupo de Repressão ao Crime Organizado, CORE – Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais, PMPI – Polícia Militar do Estado do Piauí , por meio do BOPE (Batalhão de Operações Especiais), RONE – Rondas Ostensivas de Natureza Especial, e DIPM – Diretoria de Inteligência da Polícia Militar.

Matéria relacionada:

Corretor de veículos é morto com mais de 10 tiros em loja na Av. Barão de Gurgueia em Teresina



Com informações do Portal Cidade Verde*


Enviar um comentário

0 Comentários