Recents in Beach

1º mão: vídeo mostra presos chegando em cadeira de rodas em hospital de Teresina


Atualizado às 23h26

Em novo vídeo a que o #RepórterPonto50 teve acesso, uma servidora da Cadeia Pública de Altos cita nominalmente o nome de oito detentos internados na UPA do bairro Satélite.

"[Eles] estão sendo medicados, nós não podemos dar outra informação com relação a saúde deles, vou passar só o nome de cada um", diz a mulher filmada no vídeo ao lado de outro agente da CPA.

A seguir a lista com os nomes:

01 - Elisson Felipe Santos do Nascimento
02 - Isaque Gomes de Oliveira
03 - Francisco Rafael Alves Batista
04 - Wallisson Eduardo Costa de Melo
05 - Paulo Filipe do Nascimento
06 - Evaldo Costa de Almeida
07 - Vicente de Paula Rodrigues Alves
08 - Mikael César Rodrigues Barros



Atualizado às 22h25

O #RepórterPonto50 teve acesso com exclusividade e divulga em primeira mão vídeo que mostra detentos da Cadeia Pública de Altos (CPA) chegando à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Satélite, zona Leste de Teresina, sendo empurrados em cadeira de rodas, pois diante do quadro grave de saúde em que se encontram, já não possuem mais firmeza nas pernas para andar sozinhos.

Pelo menos sete internos da CPA foram encaminhados à unidade hospitalar por volta das 20h desta quarta-feira (20).

Conforme vem sendo noticiado diariamente aqui no site, 48 apenados da unidade prisional de Altos apresentaram sintomas de infecção no último dia 7 de maio. Destes, 12 já foram internados no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), dois testaram positivo para leptospirose e um terceiro para hepatite.

Outros dois morreram, o óbito mais recente foi ontem à noite (19), do preso identificado como Martoniel Costa Oliveira, de 21 anos. O primeiro a falecer foi Francisco Wellington com quadro de pneumonia, insuficiência renal e septicemia (infecção grave). Os dois eram internos dos pavilhões C e B, respectivamente, da Cadeia de Altos.



Atualmente sete reeducandos encontram-se hospitalizados no HUT, que não comportou receber novos pacientes e por isso os internos que apresentaram piora hoje tiveram de ser levados para a UPA Satélite.

Todos os 48 detentos passaram por bateria de exames. Em geral, eles apresentaram, entre outros, sintomas como edemas e colúrio (urina escura). Mesmo sem apresentar sintomas da Covid-19 foram testados e os resultados deram negativo. Atualmente o sistema penitenciário do Piauí possui apenas dois presos com o novo coronavírus. Eles estão internados isolados e sendo monitorados na Unidade de Apoio Prisional (UAP) - antigo Hospital Penitenciário, em Altos.

Possível contaminação por água

Um laudo elaborado por equipe da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) foi apresentado a representantes do Ministério Público do Piauí (MP-PI) durante reunião por videonconferência no último 11 de maio. O estudo aponta presença de coliformes fecais e urina de rato no sistema hídrico da penitenciária.

Com isso, a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) foi orientada a desinfectar toda a rede hídrica da CPA, bem como abastecer os detentos com uso de medida alternativa. Em entrevista, o secretário Carlos Edilson informou que os apenados estão recebendo água mineral e que a Cadeia Pública de Altos não está mais recebendo novos presos.



Confira o vídeo a seguir:

Publicar um comentário

0 Comentários